Centro Social Nª Srª do Extremo
15 de Maio de 2015
No Centro Social Nossa Senhora do Extremo comemoram-se as datas festivas existentes ao longo do ano e assim, no dia 15 de maio celebrou-se o dia internacional da família. As famílias dos clientes foram convidadas a participar num lanche convívio que decorreu no Centro Social, para que os familiares estivessem juntos a celebrar um dia tão importante como este, onde há o estabelecimento/exteriorização de laços afetivos e emoções positivas, que como referem os nossos clientes “ o amor da família, faz bem à alma”.
Ao longo do lanche existiu tempo para partilhas de histórias, vivências passadas que jamais serão esquecidas e convívio entre as diferentes famílias dos vários clientes.
Os clientes e colaboradores tiveram a oportunidade de ver dinâmicas familiares pautadas por amor, respeito e diversão.
Não faltou ao lanche a animação habitual com música popular onde todos os participantes puderam “ dar um passinho de dança”, e cantar com afinco.
No final do lanche convívio os clientes referiram que tinha sido uma tarde muito animada sendo possível verificar que as suas recordações ao serem validadas e valorizadas, quer pelos familiares quer pelos colaboradores da Instituição, ajudam na projecção e elaboração de planos para o futuro.
30 de Abril de 2015
Decorreu no Centro Social Nossa Senhora do Extremo, um encontro/convívio intergeracional, tempo para diferentes gerações estabelecerem contactos que beneficiam ambas as partes.
Este encontro organizado pelo Jardim de Infância de Tourencinho, contou com a presença dos alunos da Universidade Sénior de Vila Pouca de Aguiar, Grupo de Cavaquinhos e também com a participação das crianças dos Jardins de Infância de Telões e Soutelo de Aguiar.
Alunos da Universidade Sénior, grupo de cavaquinhos e as crianças acompanhadas pelos seus Professores e auxiliares proporcionaram aos clientes do Centro e seus colaboradores uma tarde de música com cantares alegres e boa disposição.
As crianças tinham um brilho no olhar, os séniores cantavam e alguns emocionavam-se perante a alegria de ver o grupo de cavaquinhos a cantarem músicas por eles conhecidas.
No final das atuações musicais e antes de ser servido o lanche, foi lido por uma cliente do Centro Social um poema sobre como é bom ser criança ou estar no meio delas, um poema do qual a cliente foi a autora.
O Centro Nª Sr.ª do Extremo agradeceu a visita e toda a animação que ambos os grupos refletiram nos nossos Clientes, assim e como forma de agradecimento foi delegado a uma cliente da Instituição a entrega de flores elaboradas pelos próprios clientes no atelier artes decorativas.
Como tem vindo a ser prática do Centro, ficou também o convite para futuros convívios, pois momentos como estes geram emoções positivas e sentimentos de pertença em ambas as gerações.
07 de Abril de 2015
No dia 07 de abril comemorou-se o dia Mundial da Atividade Física e o Centro Social Nossa Senhora do Extremo não poderia deixar de o celebrar. Após o convite por parte do Município e Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar para uma sessão de atividade física orientada pelo CLDS + e Universidade Sénior das Terras de Aguiar, dirigido à terceira idade de forma a promover um envelhecimento ativo e saudável, o convite foi aceite e os clientes desde logo manifestaram interesse em participar na dinâmica.
Por volta das 09:45 os clientes acompanhados por dois técnicos da Instituição deslocaram-se até Vila Pouca de Aguiar à praça João Paulo II para em grande grupo e com diversos participantes de diferentes Instituições da região iniciarem às 10:00 horas a sessão de atividade física.
O sol raiava e no rosto dos clientes era visível o entusiasmo e a boa disposição, sempre muito dinâmicos. Realizaram vários exercícios, sentados, de pé, com bola, com arco e com balão, todos os exercícios eram adaptados às necessidades da população sénior.
No final da sessão os clientes referiram que tinha sido uma manhã muito animada e que tinham contactado com pessoas das suas gerações que já não viam há muito tempo.
Atividades que promovam o bem estar físico e também psicológico são sempre de louvar, obtendo como feedback o mais importante, um sorriso nos lábios dos nossos clientes.
05 de Março de 2015
O Centro Social Nossa Senhora do Extremo realizou, no dia 05 março, um Simulacro no sentido de operacionalizar a evacuação dos/as Clientes numa eventual situação de emergência real. Era objetivo dar cumprimento ao Plano de Segurança Interna e desenvolver a proatividade de todos os elementos pertencentes à Equipa de Segurança, de modo a proceder à evacuação do edifício de forma assertiva e segura, mantendo sempre a calma dos/as Clientes e de todos/as os/as Colaboradores/as.
O cenário criado para o exercício tinha por base um incêndio na lavandaria da Instituição. Por volta das 16.20h soou o alarme interno, indicando que havia uma avaria na lavandaria. Prontamente a equipa de primeira intervenção detetou a presença de fumo e que a máquina de lavar se encontrava a arder. De imediato, tentaram intervir com os meios disponíveis, enquanto a equipa de segurança procedia desde logo ao corte da energia életrica e do gás. Supostamente, como o incêndio não foi dominado pela equipa de primeira intervenção, esses mesmos elementos comunicaram à Delegada de Segurança que era necessária ativar os Bombeiros e proceder à evacuação do edifício.
A equipa de evacuação procedeu de forma rápida e eficiente à evacuação do edifício, transportando todos os/as Clientes para o ponto de encontro definido, os quais se mantiveram calmos ao longo de todo o exercício. A equipa de apoio logístico também efetuou os devidos serviços e tinha prontamente os contactos dos/as Clientes, afim de proceder à ligação com os familiares, caso se tratasse de uma situação verídica.
Estiveram presentes, desde o início do Simulacro, o Exmo. 2º Comandante Operacional Distrital, Fernando João, o representante da Proteção Civil Municipal, João Fontes e o Comandante dos Bombeiros, Borges Machado.
Assim que acionado o alarme e efetuado o alerta para as autoridades, a Guarda Nacional Republicana chegou prontamente ao local, bem como os Bombeiros com dois veículos de combate a incêndio e uma ambulância, trazendo na totalidade 12 bombeiros. Logo que chegaram receberam toda a informação através da Delegada de Segurança e prosseguiram com o combate ao incêndio, dando-se o exercício como terminado por volta das 16.50h.
Por último, foi realizada uma reunião entre a equipa de segurança e os elementos representantes das forças de intervenção, onde se efetuou o “briefing” do exercício. De uma forma geral, foi salientada a prontidão, forma segura e calma com que todos/as os/as Colaboradores/as desempenharam os seus papéis e a segurança com que os/as Clientes foram retirados. Não deixando de reforçar que o edifício cumpre com todos os requisitos legais exigidos, foram ainda apontadas sugestões para próximos exercícios e salientado o quão importante são estas ações para um melhor desempenho num eventual incêndio real.
De salientar que a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas se encontra prestes a solicitar a certificação segundo a norma ISO 9001:2008 e Manuais da Segurança Social para nível A, o que por si só acrescenta algumas exigências, as quais vão muito além dos requisitos legais exigidos, que contribuíram também para o sucesso do Simulacro efetuado.